Quando eu fazia um curso de lingua japonesa em Nagoya à 2 anos atrás, eu ia de trem todos os dias até a estação central. Foi em um desses dias que me deparei com uma senhora que vestia um lindo kimono lilás e que caminhava entre centenas de trabalhadores de terno e gravata, estudantes e pessoas com roupas normais como a minha (jeans e camiseta).
Já estava acostumada a ver pessoas com essa vestimenta em outros locais, como Kyoto. Mas ver esta cena em uma grande metrópole como Nagoya, me chamou a atenção. Então logo me veio à mente que ela estava provavelmente indo à alguma cerimônia mais requintada. Isso porque durante os 5 anos que vivo aqui, aprendi que as minhas fantasias de infância de que todos no Japão usam kimono eram falsas. Mas mesmo assim, não é difícil de encontrar alguém com as vestimentas orientais.
Na verdade, esta imagem que guardava desde criança não era tão falsa assim, só estava na época errada já que os kimonos foram tradicionalmente utilizados por homens como roupa do dia-a-dia, mas hoje são trajes para cerimônias, festivais, ocasiões especiais e como robes.
Hoje ela é uma vestimenta extremamente elegante, portanto, usar todos os dias seria o equivalente a usar um vestido formal ou um terno para onde quer que você vá.
Bom, mas vamos ao que interessa. Afinal, qual a diferença entre Kimono e Yukata?
Talvez a diferença mais óbvia entre eles, pelo menos se você o estiver usando, é que muitas das vezes, o kimono tenha um revestimento interior, enquanto o yukata nunca tem e é costurado a partir de uma única camada de tecido.E já que falamos sobre suas características de tecido, também é importante mencionar sobre o estilo. O Yukata vem para dar um tom mais fashion e descolado, diferente do kimono que traz uma maior formalidade e enaltece a beleza e comprometimento da pessoa com o evento ou situação em que está presente.
Uma das maiores diferenças entre um e o outro é o preço altamente expansivo do kimono se comparado com o yukata. Enquanto o yukata possui apenas uma camada e poucas partes costuráveis, os kimonos da atualidade ultrapassam de 20 partes na composição do traje, além de ser bem mais pesados, desconfortáveis e elegantes.
Lógico que o maior dos maiores motivos da diferença é a ocasião que se deve usar um deles, indo muito mais do que o conforto refrescante de um yukata no verão ou um tecido superaquecido do quimono para o inverno de ventos fortes. Assim como dito anteriormente, o kimono é vestido para uma ocasião formal, podendo ser alguma data comemorativa para o Japão ou um casamento e qualquer outro evento cerimonial. Ao invés de vestir um terno, você pode botar um quimono no Japão,pois trará um significado semelhante. Já um yukata é usado de uma forma mais descontraída para ir em festivais de fogos de artifícios que rolam nos meses de verão, geralmente em meado de agosto.