Tanuki é muitas vezes traduzido erroneamente para o inglês como ” texugo ” ou ” guaxinim ” (usado na versão americana do filme Pom Poko e descrito no livro de Tom Robbins , Villa Incognito ), dois tipos não relacionados de animais com aparências superficialmente semelhantes.
Tradicionalmente, diferentes áreas do Japão tinham nomes diferentes para cães-guaxinim como animais, que seriam usados para designar animais diferentes em outras partes do país, incluindo texugos e gatos selvagens; no entanto, a palavra oficial no dialeto padrão de Tóquio agora é tanuki , um termo que também carrega o significado folclórico.
O guaxinim norte-americano ( Procyon lotor ) é traduzido como araiguma ( アライグマ, 洗熊 ) em japonês, enquanto texugo é traduzido como anaguma ( 穴熊 , lit. urso buraco) ou como mujina ( 貉, 狢 ) .
Tal como as outras espécies da família Canidae, o cão-guaxinim é onívoro. No entanto, a sua dieta é atipicamente diversa, consistindo de invertebrados, rãs, lagartos, roedores e pássaros junto com sementes e bagas. Aqueles que habitam perto de zonas costeiras comem também caranguejos e carcaças de animais marinhos.
O cão-guaxinim é reservado, e pouco agressivo; prefere se esconder ou gritar do que lutar, e finge-se de morto para evitar seus predadores. São monógamos, e os machos costumam brigar pelas fêmeas. A estação da corte começa quando os cães-guaxinim emergem da toca em que se abrigam durante o inverno.
A fêmea tem o cio durante aproximadamente seis dias. O nó no báculo, durante o coito, dura aproximadamente seis minutos, menos do que em outros canídeos. Quando os filhotes nascem, depois de uma gestação de aproximadamente 60 dias, o macho ajuda a criar os filhotes, primeiro fornecendo comida à sua companheira, e posteriormente também para os filhotes, após eles terem sido desmamados, aproximadamente 50 dias depois do nascimento. Os pequenos cães-guaxinim estão física e sexualmente maduros depois de um ano.
O cão-guaxinim é o único canídeo que entra em torpor durante os meses frios. Também é um canídeo incomum, pelo fato de suas garras curvas permitirem-no escalar árvores; o único outro canídeo com esta capacidade é a raposa-cinzenta.
Não ladra, e seu rabo assume a forma de um U invertido quando deseja expressar dominância.
Os dentes do cão-guaxinim são considerados pequenos para um canídeo.