sábado, novembro 16, 2024

パプリカ (Páprica)

Share

Em todo o lugar que se vá no Japão, você pode ouvir a música que gruda como um chiclete em nossas cabeças. Nos festivais, nos supermercados, shoppings, lojas e departamentos, etc, é muito comum ouví-la, até parece perseguir a gente.

E a criançada então! É só ouvir que largam tudo o que estão fazendo para cantar e a fazer as coreografias.  E olha que ela foi lançada em 2018 mas continua fazendo sucesso.

 

Mas você sabe o que realmente é a tão famosa música パプリカ, cantada pelo grupo de crianças Foorin (Fuling)?

 

Na verdade, ela foi produzida como uma música de apoio pelo NHK(Corporação de Radiodifusão do Japão) para o 2020 Support Song Project, um programa oficial de Tóquio 2020, que virou um fenômeno social tornando se a 61ª música vencedora do Japan Record Award.

 

O que poucas pessoas sabem é que a música パプリカ (Páprica) também virou um sucesso na voz de seu criador: letrista e compositor KENSHI YONEZU, uma versão bem gostosa de se ouvir. Se ainda não conhece ela, clique aqui. Para quem não conhece o  KENSHI YONEZU, veja o artigo que fizemos especial sobre a sua carreira aqui.

 

A banda

A ideia inicial era de que o nome do grupo deveria ser pequeno, transparecer alegria e perfeição. Então a figura de cinco pessoas cantando e dançando foi comparada a um mensageiro do vento e se tornou “Foorin” – nome em japonês do objeto mensageiro do vento . 

Membros

Hyuga ( Hyuga Yoshida ) – Principal vocal

Moeno ( Sumino Moeno ) – vocal principal

Take (Narawara Ryukyu) -Dance Chorus

Ririko (Ririko Ikeshita) – Coro de dança

Chise (Chitsu Niitsu ) – Coro de dança

 

Moeno, Ririko e Chise são os primeiros alunos do ensino fundamental a ganhar o prêmio Japan Record Award. Além disso, na época do prêmio, Chise, que tinha nove anos de idade, tornou-se o vencedor mais jovem da história.

A música

O nome da música é “páprica” ​​por causa do som e fofura da própria páprica , além da palavra sense, que não tem significado especial, só é explicado pelo pensamento teórico, como um mundo louco de imaginação em livros de imagens para crianças. Dizem que as emoções da música nascem de lugares que não podem ser realizados.

 

O criador

A equipe é responsável pelo treinamento de voz dos membros, e Yonezu está participando da gravação. Devido aos resultados da prática e à velocidade do crescimento, não havia nenhuma necessidade específica de consertar nada, exceto o ensino do refrão “Paprika”, e a gravação terminou sem demora.

 

A coreografia

A coreografia foi solicitada por Tomohiko Tsujimoto e Koharu Sugawara. A parte do coro “Paprika” é coreografada com o foco em “ser capaz de crianças a idosos dançarem”.

 

Quer aprender a cantar e dançar?

 

Neste link, tem disponível a letra e a coreografia para quem quiser aprender.

https://sports.nhk.or.jp/dream/song/dance/

Leia Mais

Relacionados