sábado, julho 12, 2025

Mapa de previsão de movimento de terremotos: Risco de tremores fortes em várias áreas para terremotos com intensidade sísmica de 6 ou mais

Share

O Comitê de Pesquisa de Terremotos do governo publicou um mapa de previsão mostrando a probabilidade de ser atingido por um forte tremor de magnitude inferior a 6 ou superior na escala de intensidade sísmica japonesa nos próximos 30 anos. No entanto, existem áreas com baixa probabilidade de tremores fortes, como o terremoto na Península de Noto em janeiro de 2024. É importante considerar isso apenas como um guia e tomar medidas antecipadas de prevenção de desastres, presumindo que tremores fortes possam ocorrer em qualquer lugar do Japão.

*Edição de 2020 (publicada em março de 2021) Destaque em notícias sobre prevenção de desastres, etc.

Alta probabilidade em áreas onde se espera um grande terremoto

Em um mapa de previsão publicado pelo Comitê de Pesquisa de Terremotos do governo, as áreas com alta probabilidade de serem atingidas por um tremor violento de intensidade sísmica menor ou igual a 6 na escala japonesa de intensidade nos próximos 30 anos são mostradas em “vermelho escuro”, enquanto as áreas com probabilidade relativamente baixa são mostradas em “amarelo”. A probabilidade é alta em áreas como a Fossa das Curilas e a costa do Pacífico ao longo do Vale de Nankai, onde grandes terremotos são esperados, e na região de Kanto, onde um “terremoto metropolitano de Tóquio” é esperado.

Probabilidade de forte tremor (intensidade sísmica 6 ou superior) em cada região

Hokkaido

As taxas são altas na cidade de Nemuro (80%), cidade de Urakawa (69%), cidade de Kushiro (71%) e cidade de Obihiro (23%).

Kanto Koshin

As taxas são altas na cidade de Mito (81%), cidade de Chiba (62%), cidade de Saitama (60%), escritório do bairro de Shinjuku em Tóquio (47%), cidade de Yokohama (38%) e cidade de Kofu (36%).

Tokai

As taxas são altas na cidade de Shizuoka (70%), cidade de Tsu (64%) e cidade de Nagoya (46%).

Kinki

As taxas são altas na cidade de Wakayama (68%), cidade de Nara (62%), cidade de Kobe (46%) e cidade de Osaka (30%).

Região de Chugoku Shikoku

As taxas são altas na cidade de Okayama (44%), cidade de Hiroshima (24%)
, cidade de Kochi (75%), cidade de Tokushima (75%), cidade de Takamatsu (64%) e cidade de Matsuyama (46%).

Kyushu e Okinawa

As taxas são altas na cidade de Oita (55%), cidade de Miyazaki (43%) e cidade de Naha (21%).

Mesmo que a probabilidade seja baixa, tenha cuidado

Na região de Tohoku , as taxas são mais altas na cidade de Aomori, com 5,0%, na cidade de Morioka, com 6,3%, na cidade de Sendai, com 7,6%, na cidade de Fukushima, com 9,3% e na cidade de Akita, com 10%.

Mas mesmo que a probabilidade seja baixa, você ainda deve ter cuidado.

▽Se a probabilidade for de 3%, é cerca de uma vez a cada 1000 anos. ▽Se for de 6%, é cerca de uma vez a cada 500 anos. ▽Se for de 26%, é cerca de uma vez a cada 100 anos.

Isso não é de forma alguma baixo em comparação com os riscos de outros desastres. A probabilidade de sua casa ou outra propriedade ser danificada por um tufão é de 0,40%, enquanto a probabilidade de sua casa ou outra propriedade ser danificada por um incêndio é de 0,94%. Em vez de considerar a probabilidade de sofrer tremores violentos como “baixa”, é necessário aproveitar isso como uma oportunidade para se preparar.

Mesmo na região do Mar do Japão e Tohoku, onde a probabilidade é baixa


De fato, mesmo em áreas com baixa probabilidade de terremotos, fortes tremores de intensidade 6 ou superior foram observados.

2005 “Terremoto da costa oeste da província de Fukuoka”

Terremoto no interior de Iwate-Miyagi em 2008

O Grande Terremoto do Leste do Japão de 2011.

O terremoto da Península de Noto de 2024 é um deles.

Nao Hirata, presidente do Comitê de Pesquisa de Terremotos, afirmou: “Não há uma única região onde haja 0% de probabilidade de ser atingida por um tremor de magnitude 6 ou superior. Casas antigas que não sejam à prova de terremotos precisarão ser reforçadas, e as pessoas também devem se preparar, fixando os móveis, pois estantes e cômodas podem cair e causar ferimentos.”

Para ver o mapa nacional de risco sísmico

O mapa de risco sísmico pode ser visualizado no site da Sede para Promoção da Pesquisa de Terremotos.
Mapa Nacional de Risco Sísmico Edição 2020 | Sede de Terremotos (*Você sairá do site Mochikoti)

Além disso, a Estação de Risco de Terremoto do Instituto Nacional de Pesquisa em Ciências da Terra e Prevenção de Desastres permite que você amplie o mapa e verifique a área onde você mora com mais detalhes.
Estação de Risco de Terremoto J-SHIS (*Você sairá do site Mochikoti)

Leia Mais

Relacionados