Pela primeira vez, consegui capturar a imagem de um Tanuki pelas ruas do Japão.
Não ficou muito boa, mas resolvi compartilhar aqui com vocês mesmo assim, porque achei que talvez vocês tivessem tanta curiosidade de conhecer um mais de pertinho, assim como eu sempre tive.
Foi em uma tarde de sábado, quando estava a caminho de um passeio, rumo à Inabe, Mie-ken. A foto e o vídeo foram feitas em Aichi-ken, na cidade de Aisai. Eram doi tanukis que estavam bem tranquilos em um quintal ou em um terreno de plantação.
A Lenda
O Tanuki é um personagem do folclore japonês desde tempos antigos. Ele é uma criatura mística, travessa e alegre, mestre no disfarce e na troca de formas, segundo relatos sobre a “criatura” que constam no livro Kojiki (Registro das Coisas Antigas), o livro mais antigo sobre a cultura do Japão, datado de 712.
Diz-se que a principal característica desse personagem é a predileção por saquê (sake, bebida fermentada feita de arroz). A criatura é frequentemente retratada com uma garrafa de saquê em uma mão e uma nota promissória na outra – uma conta que ele nunca paga – e sempre usando um chapéu. Tem uma barriga enorme e vive sentado sobre seu testículo gigantesco.
Amuletos de boa sorte e prosperidade
Desde os tempos antigos até os atuais, estátuas de Tanuki podem ser vistas nas portas (tanto do lado de fora como de dentro) de restaurantes e izakaya (um tipo de bar japonês) para atrair clientes. Isso porque imagens dessa criatura são consideradas amuletos de boa sorte e prosperidade, enquanto ele próprio é um grande degustador de comida e bebidas, em especial o saquê, claro.
Acredita-se que a imagem do Tanuki traz sorte. O tanuki lendário tem oito traços especiais que o fazem amuleto de boa sorte, eventualmente criados para coincidir com o símbolo hachi (八, que significa “oito”).
Veja abaixo as oito áreas de sorte e seus significados
1 O chapéu simboliza “proteção” contra os elementos da natureza, cuidado e atenção
2 Os olhos representam o olhar de adequada atenção e “cuidado sobre as coisas”
3 O rosto apresenta um sorriso “sincero amigável”
4 A barriga protuberante representa “fartura” e forte determinação
5 O Tokkuri (garrafa de sake) representa “graça pessoal”
6 A nota promissória representa “confiança”
7 O rabo sugere que a sorte vem de ficar “em pé firme e orgulhoso”
8 Os testículos representa a “fertilidade”.
Há ainda outra área, acrescentada na atualidade, em que alguns “Tanukis” carregam um saco nas costas, sendo este símbolo da “fortuna”, podendo representar ainda “economia” para os dias difíceis.
Personagem
Esse popularíssimo personagem do folclore japonês ainda é tema recorrente e motivo para inspirações de romances, mangás, animes, filmes e até games.
Em 2013, a criatura ganhou um livro de romance, o “Uchoten Kazoku”, que narra o drama de uma família de Tanuki. Na história drama-comédia, os filhos vivem o drama de ter o pai devorado por humanos. Posteriormente, o livro foi adaptado para série de anime.
O animal
Normalmente eles ficam na natureza, mas também são cuidados como pet no Japão e tratados como se fossem um cachorro.
Na natureza eles são monogâmicos e vivem em pequenos grupos. Os machos tem uma personalidade compassiva e acolhedora com os filhotes e parceiras. Eles cuidam das tanukis enquanto estão prenhas e são ativos na criação dos filhotes.
Vivem ao norte e durante o inverno, eles costumam hibernar diminuindo seu metabolismo e se escondendo em buracos junto com seus parceiros.
Espero ter desvendado um pouco sobre este fantástico animal que é um dos símbolos do Japão e de sua cultura.