Então é verão no Japão. Época de aproveitar os festivais (matsuris) com fogos de artifício (hanabi) como sempre mostrado nos animes, filmes e novelas japonesas. E posso confirmar que não é nada exagerado o que vocês veêm nas telinhas, já que elas acontecem em todos os cantos do país do sol nascente. Como já estive em diversos festivais, desde o norte ao sul do Japão, digo que todos em que já estive são espetaculares e únicos.
Mas infelizmente este ano não poderei ir, já que todos foram cancelados devido à onda do Corona vírus que assola o mundo. Mais uma tristeza a ser acrescentada na lista das consequências desta doença. Mas o Japão é um país incrível mesmo né, até nestas horas. No dia 1 de junho, em todo território, foram disparados 5 minutos de fogos de artifício como uma forma de espantar a tristeza que o Corona vírus tem trazido.
Bem, mas vamos continuar falando de coisas boas não é mesmo? Pensando no próximo ano, vou deixar algumas dicas de como escolher e se preparar para ir a um Matsuri.
Vestimenta
É verão, e no Japão é uma época muiiiiiitiiiissssimo quente. Então prefira roupas leves e se quiser ir de Yukata, fique a vontade. Muitos estrangeiros adoram vestir Yukata nesta época, e não é mal visto pelos japoneses, mesmo que a maioria deles prefiram deixar esta vestimenta para os jovens estudantes. Mas não é regra tá ok!
O que levar
Leve somente o essencial na bolsa, e uma cadeira daquelas dobrável ou uma esteira para sentar no chão. Eu prefiro a esteira que é mais prática e dá para colocar em qualquer lugar sem atrapalhar a visão de ninguém.
Horário
Algumas pessoas vão cedo e deixam a esteira para segurar um bom lugar para apreciar o evento. Mas não acho tão necessário, já que os fogos são no céu e sempre dá para encontrar um lugar razoável para assistir. Só fique atento com o local para estacionar que é muito difícil de encontrar caso vá de carro e também com o tempo para aproveitar as barraquinhas de comida e brincadeiras que terminam junto com os fogos. E não agende nenhum compromisso depois deste evento, porque a saída é sempre bem tumultuada.
Qual escolher
Já em Fukuroi(Shizuoka), Miyajima(Hiroshima), Kuwana(mie), Mistsukaido(Ibaraki), Kameyama(Mie), Ichinomiya(Aichi), Kyoto, etc… sempre que consigo eu vou, então é difícil de lembrar….rsrs… E nenhum deles era igual ao outro. Alguns duraram alguns minutos, outros 1 hora e meia, alguns soltavam fogos no céu e no chão, outros só no céu, alguns tinham inclusive apresentação com pessoas e luzes dançando durante os fogos. A da ilha de Miyajiama seguia uma história que ia sendo narrada enquanto os fogos a ilustravam. Algumas tinham música enquanto outras você só ouve os estouros. É para mim difícil decidir em qual ir, justamente porque são bem diferentes. Mas eu gosto de pesquisar a quantidade de disparos e a duração, porque assim eu consigo saber se há muito intervalo entre um disparo e outro, o que torna um pouco menos interessante. Há sempre calendários disponíveis com as datas, horário, local e quantidade de disparo na internet. Procure pela província e também pode procurar no próprio site da prefeitura que eles sempre informam.
Comida
A comida é muito variada e vai da sorte ter ou não boas barraquinhas no ano em que você for para o evento. Já comi uns takoyakis (bolinho de polvo) ruins, yakissoba também. Mas também um dos melhores karaage (frango frito) que já comi. Uma coisa eu digo: seja o que experimentar, não conclua se esse prato é bom ou ruim no hanabi! Os preços também são salgadinhos tá. Variam de 200 à 800 ienes, dependendo do que você for comer.
Espero que eu tenho conseguido esclarecer algumas dúvidas. Um abraço.
.